terça-feira, 5 de junho de 2012

Treasure Island - A Ilha do Tesouro - Monocromáticos

A Ilha do Tesouro é um dos clássicos da literatura infanto-juvenil escrito por Robert Louis Stevenson em 1883, é um livro sobre piratas e tesouros enterrados. Nele, um menino chamado Jim Hawkins cujos pais são proprietários e moradores de uma pequena pensão (mais conhecida como Hospedaria Almirante Benbow), numa cidade litoral de Inglaterra, vive diversas aventuras após a chegada de um velho lobo do mar. Diversos factos vão acontecendo, até que o jovem menino (e narrador da história) vê-se num navio indo em busca de um tesouro. Daí para a frente é muita acção e aventura.
Nesta obra, o autor também instituiu num novo estilo de escrita, traçado pela característica da acção contínua, que também serviu de intuito para estimular a leitura do público-alvo.
Como curiosidade, foi neste livro que pela primeira vez apareceu um mapa do tesouro, onde a arca cheia de ouro enterrada estava marcada com um grande X, hoje tão comum neste tipo de histórias. E, também foi neste livro que o conhecido estereótipo de pirata: aquele com perna-de-pau e um papagaio no ombro, apareceu e se tornou tão popular.
São figuras muito bonitas e muito detalhadas, a única informação que consegui obter relativamente a esta colecção é que são 20 figuras diferentes. Agradeço a quem tenha mais informação que entre em contacto comigo.









1 comentário: